Estudo Errado

1 comentários

Este vídeo mostra um antigo e enfadonho método educacional que infelizmente é bastante praticado por muitos professores em nosso país.

Para Refletir !

0 comentários

O MUNDO SE TORNARÁ BOM SE O HOMEM SE TORNAR BOM

ERA UMA VEZ UM MENINO DESOBEDIENTE, que começou a chorar e a incomodar a mãe, que lhe pediu para se sentar perto de seu pai. O pai estava trabalhando no escritório. Quando o menino se sentou lá, começou a brincar com os papéis de serviço do pai.
Quando o filho começou a brincar com seus papéis do escritório, o pai cortou o mapa-múndi em pedaços e lhe deu para juntar as peças corretamente para mantê-lo ocupado.
Quando o filho começou a brincar com seus papéis do escritório, 
o pai cortou o mapa-múndi em pedaços e, para mantê-lo ocupado,
 lhe deu para juntar as peças corretamente.
O pai viu um mapa-múndi por perto e, para manter o garoto ocupado, cortou o mapa em pedaços e pediu ao filho para juntar os pedaços novamente e remontar o mapa. Mas o garoto não conseguia entender onde e o que deveria ser colocado. Olhando novamente, encontrou uma figura humana que estava no lado oposto do mapa. Isso ele podia entender facilmente. Identificou as mãos, a cabeça e as outras partes da figura humana e juntou todas as peças para formar novamente a figura. Somente a figura humana foi montada corretamente. Porém, nesse processo, o mapa-múndi, do outro lado do papel, que ele não compreendia, também foi montado corretamente. Como o mapa ficou certo? Ele ficou correto ao ser montada corretamente a forma humana.
Quando a criança montou corretamente a figura humana, o mapa-múndi, no outro lado do papel, tornou-se automaticamente correto.
 Quando a criança montou corretamente a figura humana, o mapa-múndi, 
no outro lado do papel, tornou-se automaticamente correto.
Assim, antes de tudo, o homem deve tornar-se bom. Então, todo o mundo se tornará bom. Em primeiro lugar, o homem deve conduzir-se de uma maneira digna de um ser humano e levar uma vida apropriada à sua condição de ser humano. Isso, por si só, vai transformar o ser humano em divino. Por outro lado, se o homem se tornar um animal, como poderá trazer algo de bom para o mundo? Isso é impossível. Assim, a primeira coisa que o homem deve fazer é levar uma vida digna de ser humano. Ele não deve se rebaixar ao nível de um animal nem se tornar um demônio. Se o homem viver como ser humano, é o que basta. Este é o caminho que leva à divindade.

Pedagogia da autonomia - Paulo Freire

3 comentários
Cap. 1 – Não há docência sem discência
 discutido em sala de aula  em torno de seminários


1.1 – Ensinar exige rigorosidade metódica: Deu a se entender que a uma necessidade a respeito ao conhecimento do aluno que ele vem a trazer para escola, e da compreensão de que ""formar é muito mais do que puramente treinar o educando no desempenho de destreza". E sim deixar ele impor suas opiniões dentro da sala de aula visto que ele é uma pessoa que faz parte do social e histórico.

1.2 – Ensinar exige pesquisa: Traz a idéia que o Professor jamais deve permanecer no que ele já tem que é  o conhecimento, ele tem que buscar informações para fortalecer e acompanhar os novos sistemas de educação em sala de aula, tem que haver a postura de um professor atualizado, decorrente das inúmeras modificações, não precisando deixar de ser quem ele é, o educador.

1.3 – Ensinar exige respeito aos saberes dos educandos: Mostra que devemos ouvir e aceitar as idéias trazidas pelos educandos, pois eles vivem socialmente na prática comunitária, e tem suas visões , que pode ser completamente aceita e aproveitada pelo Professor.

1.4 – Ensinar exige criticidade: É a curiosidade epistemológica, que é aqui muda de qualidade mais não de essência. A curiosidade como inquietação indagadora , que busca a verdadeira curiosidade humana em relação o existente e o que vem a existir.

1.5 – Ensinar exige estética e ética: "Do ponto de vista do pensador, não é possível mudar e fazer de conta que não mudou. É que todo pensar certo é radicalmente coerente." Certamente se você pensar certo você tem o direito de mudar , mais porém  as vezes não a como pensar certo se houver a ética como principio.

1.6 – Ensinar exige corporeificação das palavras pelo exemplo: Retrata que pensar certo é fazer o certo, é ter segurança na argumentação e saber discordar do seu oponente sem ser contra ele ou ela. É uma busca de um novo educador  para uma nova educação.

1.7 – Ensinar exige risco, aceitação do novo e rejeição a discriminação: "Pensar certo" não é um ato isolado, mais um ato comunicativo que necessita entendimento . Ao educador, cabe desafiar o educando e produzir sua compreensão do que está sendo comunicado.

1.8 – Ensinar exige reflexão crítica sobre a prática: "É pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática" . O Professor deve estar pronto a enfrentar qualquer tipo de objeções, e de questionamentos que venha passar, pois ele tem que haver uma certa autonomia em estar sempre atento a melhoria de sua pratica, pois existe alunos questionadores, e o educador deve estar pronto. Como mesmo diz Paulo Freire, que o momento fundamental dos Professores é a reflexão crítica sobre a prática.

1.9 – Ensinar exige o reconhecimento e a assunção da identidade cultural: Pois "quem forma se forma e re-forma ao formar, e quem é formado forma-se e forma ao ser formado" . Assim deve o educador mostrar que o educando deve ser confiante, se ele acredita no aluno concerteza ele ira buscar meios de melhorar seu comportamento e ira prestar mais atenção nas aulas pois é em um pequeno gestos que conseguimos remover qualquer objeção, sendo assim o Professor deve mostrar a importância de cada um dentro da sala de aula sendo de qualquer raça, etnia ou cultura, somos frutos da mesma geração.

CHARGE - Em relação ao Texto : Não há docência sem discência - Pedagogia da Autonomia - Paulo Freire

2 comentários

"Se fôssemos sinceros em dizer o que sentimos e pensamos uns dos outros, em declarar os motivos e fins das nossas ações, seríamos reciprocamente odiosos e não poderíamos viver em sociedade."
                 Marquês de Maricá
(Por favor antes de copiar nossa Charge - avise, desde já agradecemos)