Uma disciplina simplória e enfadonha?

1 comentários
      
           Para alguns a geografia representa uma disciplina entediante , decorativa e de pouca utilidade fora da escola. Pois, na geografia até a pouco tempo nao se estudava espaço como um todo e sim retaliações, números e dados que não tinham significância para o dia-a-dia.
            A partir de uma reflexão do texto "Uma disciplina simplória e enfadonha?" de Yves Lacoste, podemos concluir que o conhecimento geográfico era dividido em uma geografia "dos professores", pautada na memorização de nomes, dados, regiões, clima, relevo, vegetação, na qual tinha um objetivo de esconder da sociedade as reais potencialidades estratégicas que a geografia possue, sendo elas políticas, finaceiras ou militares.Um exemplo a ser citado é Hitler que usou essas estratégias para fazer guerra, conquistando territórios. Essa geografia que está inteiramente ligada a esses tipos de práticas, fica conhecida como a geografia dos "estados-maiores".
            Então, houve épocas que não era ideal que se estudasse esse tipo de geografia, logo não era inteligente que houvessem pessoas que tivessem acesso ao conhecimento de uma ciência que até então era restrita ao Estado, no qual o poder prevalecia.
            Enfim, perguntamos para que serve a geografia? Qual é sua função social? Possui ela alguma outra utilidade que não seja de dar aulas de geografia? E afinal, porque existem essas aulas, ela é uma ciência ou não?